Esquema de Captação de Água
1 2 3 4 5 6

1Caudal

A definição do caudal necessário revela-se bastante importante no projecto de uma captação de água. Este irá depender consideravelmente do fim a que se destina, nomeadamente consumo público, industrial ou privado.

2Casing inicial

Quando as formações superficiais são muito brandas, existe a necessidade de conter provisoriamente as paredes do furo, para garantir a sua estabilidade durante a perfuração. Deste modo, é colocada uma tubagem em aço, com um diâmetro que permita a perfuração no seu interior. Em casos específicos de captações onde seja fundamental criar um isolamento das águas superficiais, pela presença de água salobra ou quimicamente agressiva, torna-se necessário efectuar um isolamento através da cimentação até à profundidade desejada, evitando-se, desta forma, a contaminação do aquífero.

3Isolamento

Para isolar as formações produtivas das formações iniciais permeáveis é necessário aplicar uma espessura de material impermeável, tal como argila ou material equivalente.

4Maciço Filtrante

Nas formações produtivas é necessário aplicar um maciço filtrante, normalmente composto por seixo calibrado com granulometria constante, para controlar a velocidade de entrada da água e prevenir o arrastamento de finos. A sua espessura deve ser calculada em função das características da captação.

5Bomba Sumbersível

Dado na maioria das situações o nível hidrodinâmico se apresentar a uma profundidade superior a 10m, será necessário equipar a captação com uma bomba submersível e respectiva coluna de extracção. A escolha da bomba submersível depende do caudal e do nível estático e hidrodinâmico. Há ainda que ter em consideração que o diâmetro do tubo pode condicionar a dimensão da bomba a instalar.

6Tubagem definitiva

Para a aplicação da tubagem definitiva podem ser utilizados os materiais de PVC, Aço ou Aço Inox. Os diâmetros da tubagem estão dependentes do diâmetro da perfuração e condicionam o diâmetro da bomba. Na zona produtivas da captação, a tubagem é dotada de aberturas que têm como função permitir e controlar a entrada de água na captação. O tipo de abertura depende do tipo de material utilizado, podendo ser em abertura ranhurada, estrutura em ponte ou em espiral (tipo Johnson). A área de abertura dependerá do tipo de abertura, da resistência do material e das características do sistema.